Madrid, Espanha

Madrid (português europeu) ou Madri/Madrid (português brasileiro) é a capital e a maior cidade de Espanha, tal como o município de Madrid e a Comunidade autónoma de Madrid. A cidade foi edificada junto às margens do rio Manzanares, no centro do país. Devido à sua localização geográfica e histórica, é juntamente com Lisboa o centro financeiro e político da Península Ibérica.

No seguimento da restauração da democracia, em 1976, e a adesão à CEE, em 1986, a cidade de Madrid tem vindo a desempenhar um papel importante na economia europeia, tornando-se num dos principais focos financeiros do Sul da Europa. O gentílico da cidade de Madrid é madrileno (madrileño), e o actual presidente da Câmara é Alberto Ruiz-Gallardón.

A Plaza Mayor é um dos locais mais emblemáticos de cidade de Madrid. Situada no centro comercial da cidade, é uma praça portificada de planta rectangular completamente rodeada por edifícios. Existem ao todo nove entradas para a praça.

Foi construída durante o período Austríaco. Originalmente o seu nome era Plaza del Arrabal e foi projectada por Juan de Herrera, em 1581, a mando do rei Filipe II, com o fim de remodelar a caótica e atarefada zona. A construção começou só em 1617 durante o reinado de Filipe III. A obra foi deixada ao cargo de Juan Gómez de Mora e foi terminada dois anos mais tarde. Hoje em dia diz-se ser um projecto de Juan de Villanueva, depois de ter reconstruído a praça em 1790 após um grande incêndio. A Plaza Mayor foi cenário de vários eventos tais como: feiras, touradas e autos de fé. A estátua que se encontra no meio da praça é de Filipe III e data do ano de 1616


A Plaza de Colón em homenagem ao maior navegador ao serviço de Espanha de todos os tempos, Cristóvão Colombo. A praça comemora a era dourada de Espanha (séc. XVI - séc. XVII). Nesse local estão edificados o Centro Cultural de Madrid e um monumento a Colombo em estilo neogótico, erguido entre 1881 e 1885. A base quadrada suporta um pilar octogonal esculpido pelo escultor Arturo Mélida; no topo do pilar está uma estátua de três metros de altura do navegador, esculpida em mármore branco por Jerónimo Suñol. O monumento tem uma altura total de 17 metros.

Sidney, Austrália

Principal destino turístico da Austrália, Sydney é dinâmica, cosmopolita e elegante. A cidade mais famosa do país é também multicultural, carrega um quê de Europa, com uma pitada de Brasil e um pouco de Estados Unidos. Isso para citar apenas três influências. Não é à toa que a capital do Estado de New South Wales é um dos lugares que atrai mais imigrantes no mundo.

Conhecendo um pouco sobre a cidade


Sydney é a mais populosa cidade da Austrália, com uma população, em sua área metropolitana, de aproximadamente 4,28 milhões de pessoas (estimativa 2006).É a capital do estado de Nova Gales do Sul e foi o local escolhido para a primeira colônia britânica na Austrália. Foi criado em 1788 em Sydney Cove por Arthur Phillip, líder da Primeira Frota da Grã-Bretanha.Um residente da cidade é referido como um Sydneysider. Está localizada a 300km da capital do país, Camberra.
Sydney está situada na costa sudeste da Austrália. A cidade é construída em torno de Port Jackson, que inclui Sydney Harbour, levando para a cidade do apelido, o "Cidade Porto". Sydney é muita conhecida pela Opera House e pela Harbour Bridge, além de suas praias. A área metropolitana é rodeada por parques nacionais, e contém muitas baías, rios e enseadas. É considerada como uma cidade global beta pelo inevntário da Loughborough University de 1999.A cidade já sediou importantes eventos de repercussão internacional, seja em âmbito esportivo, político ou cultural, como, por exemplo, os Jogos do Império Britânico de 1938, os Jogos Olímpicos de Verão de 2000 e a Copa do Mundo de Rugby de 2003. Em Setembro de 2007, a cidade recebeu os líderes dos 21 membros da APEC e em julho de 2008 sediou Jornada Mundial da Juventude de 2008. O principal aeroporto de Sydney é o Aeroporto de Sydney.
Sydney é uma das mais multiculturais cidades do mundo, o que reflete o seu papel como um importante destino imigratório na Austrália.Segundo o levantamento Mercer sobre custo de vida, Sydney é a mais cara cidade da Austrália e a 15ª mais cara do planeta.

Sistema Hospitalar

O Governo de Nova Gales do Sul administra os hospitais públicos da região metropolitana de Sydney. O gerenciamento está dividido em quatro regiões: Sudoeste de Sydney (SSWAHS), Oeste de Sydney (SWAHS), Norte de Sydney e Costa Central (NSCCAHS) sem contar o Sudeste de Sydney e Illawarra (SESIAHS). A cidade tem um número de hospitais particulares considerável, muitos deles são coligados com organizações religiosas.

Transportes


A maioria dos habitantes de Sydney utilizam automóveis através do sistema de estradas e auto-estradas. O mais importante tronco viário na zona urbana são as nove Metroads, que incluem os 110 km da Rede Orbital de Sydney. Sydney é servida também por uma extensa frota de táxis, ônibus e balsas.
A rede ferroviária de Sydney é gerida pela CityRail, uma empresa do governo da Nova Gales do Sul. Os comboios circulam dos subúrbios e, em seguida, convergem para o centro financeiro da cidade.
Sydney possui uma linha light rail privada operada pela empresa Metro Light Rail, percorrendo um trecho entre a Estação Central e o pequeno subúrbio de Lilyfield. Há também uma pequena monorail, loacalizada ao redor do principal distrito comercial e Darling Harbour. Sydney foi outrora servida por uma extensa rede de bondes, que foi progressivamente encerrada durante as décadas de 1950 e 1960. A maioria das partes da área metropolitana é servida por ônibus, muitos seguindo as antigas rotas dos bondes. A construção de uma rede de ônibus rápidos em áreas que não eram bem servidas por transportes públicos começou em 1999, a primeira delas, a Liverpool-Parramatta Bus Rapid Transitway, foi inaugurada em fevereiro de 2003.
O Aeroporto de Sydney, no subúrbio de Mascot, é o principal aeroporto da cidade e um dos mais antigos aeroportos operados continuamente em todo o mundo. O menor, o Aeroporto Bankstown, serve essencialmente para voos privados e de aviação geral. A questão da necessidade de um segundo aeroporto na cidade tem suscitado muita controvérsia. O resultado da expansão do aeroporto internacional da cidade teria um impacto substancial sobre a comunidade, incluindo o ruído das aeronaves adicionais que afetam os residentes.

Pontos Turísticos:

Baía de Sydney (Sydney Harbour em inglês), também chamada Port Jackson, é um porto natural em volta do qual situa-se a maior aglomeração urbana da Austrália, Sydney. Na baia localizam-se dois dos mais famosos símbolos da cidade, a Ópera de Sydney (Sydney Opera House), e a Ponte do Porto de Sydney (Sydney Harbour Bridge)

Sydney Opera House (Ópera de Sydney): a Ópera de Sydney foi construída em 1973. O edifício tem uma estrutura orgânica muito peculiar em forma de "velas" com azulejos brancos. Este teatro de ópera tem uma sala grande para concertos, uma sala para ópera e outras salas mais pequenas. É o principal emblema da cidade e o seu edifício mais conhecido.

Sydney Harbour Bridge (Ponte da Baía de Sydney), construída em 1932 e a primeira da baía. Foi a ponte de um só arco com o maior vão do mundo. Pode visitar-se com guia.

The Rocks (As Rochas): o bairro mais antigo da cidade. Há edifícios históricos renovados, galerias de arte, pubs, restaurantes, cafés e lojas turísticas. O Museum of Contemporary Art (Museu de Arte Contemporânea) está neste bairro e tem uma coleção de arte contemporânea australiana e internacional. É o bairro mais europeu da cidade.

Praias de Sydney, muito conhecidas, como Bondi e Manly. Sydney tem mais de 50 praias e estas influenciam a cultura urbana. Umas são muito visitadas, com parques, paredões, surf, mercados, restaurantes e lojas; outras são isoladas e tranquilas.

Chinatown (Bairro Chinês de Sydney) está no sul do centro da cidade e é o centro cultural para a comunidade chinesa de Sydney. Esta comunidade tem vivido nesta parte da cidade desde o século XVIII. Hoje não é um centro residencial mas um centro cultural e comercial. Há muitas empresas de outras partes da Ásia. Muitas pessoas de origem chinesa vivem noutras partes de Sydney, como Chatswood, Strathfield e Hurstville (estes bairros também têm centros comerciais chineses). Na Chinatown, o grande mercado de Paddy’s Market é um centro de actividade aos fins-de-semana.

Paddington é um bonito bairro situado a 3 km a leste do centro de Sydney. Encontram-se aí muitas casas vitorianas e um interessante mercado aos sábados. A Oxford Street tem lojas de moda e galerias de arte independentes.

Darling Harbour ("Porto de Darling") é um porto da cidade. Hoje é um sitio turístico popular, com restaurantes, bares, lojas e parques. Também há concertos e outros eventos públicos. Sítios interessantes incluem o jardim chinês, o National Maritime Museum (Museu Marítimo Nacional) e o Sydney Aquarium (Aquário de Sydney).

A Universidade de Sydney, fundada em 1850 e a mais antiga da Austrália. Tem mais de 43 000 estudantes e vários edifícios antigos de pedra de estilo neogótico.

Art Gallery of New South Wales (Galeria de Arte de Nova Gales do Sul), a mais antiga galeria de arte de Sydney, com importante colecção de arte australiana dos séculos XVIII, XIX e XX. Tem também arte asiática, europeia, internacional e aborígene australiana.

Parque Olímpico, a 20 km a oeste do centro, onde se celebraram os Jogos Olímpicos de 2000. Os estádios e edifícios desportivos ficam neste lugar. Depois dos Jogos Olímpicos a actividade na zona decaiu.

Newtown, bairro a 3 km a sul do centro da cidade, com mistura muito interessante de culturas e centro de movimentos alternativos. A rua principal, King Street, tem lojas e restaurantes étnicos. Só King Street tem mais de 30 restaurantes tailandeses.

Kings Cross, a 1 km a leste do centro, é um bairro vermelho (zona vermelha) da cidade, onde há também bares e cafés. Há pensões populares para jovens turistas.

Royal Botanic Gardens (Jardins Botânicos Reais), jardins com árvores e plantas australianas e de outros países. O lugar dos jardins, numa baía do porto, é de grande beleza, e do mesmo tem-se excelente vista da cidade, da casa de ópera e da ponte.

Hyde Park é um parque de tamanho médio, no centro, muito popular entre os trabalhadores locais.

Centennial Park (Parque do Centenário), grande parque no leste de Sydney, perto de Paddington, com animais à solta e zona de recreio e lazer.

Taronga Zoo, o principal jardim zoológico, em Mosman, a 15 minutos por ferry de Circular Quay, com uma completa colecção de animais da Ásia, África e Austrália.



Las Vegas - A cidade da diversão adulta!

Financiada por milhões de dólares oriundos diariamente dos jogos de azar, Las Vegas é a capital mundial do entretenimento adulto, uma espécie de Disneylândia para maiores. A cidade "inventada" e fundada pelo mafioso Ben "Bugsy" Siegal em 1946, no meio do deserto de Nevada, no sudoeste dos EUA, se dedica 24 horas por dia, 365 dias por ano, a satisfazer os prazeres de exigentes turistas do mundo inteiro.

É a cidade que mais rapidamente cresce nos Estados Unidos, onde estão os maiores hotéis, as principais convenções, os grandes eventos de mídia, e onde mais se ganha e perde dinheiro em questão de minutos. Tudo acontece em função dos cassinos. Las Vegas é, acima de tudo, colorida, competente e dissimulada máquina de tirar dinheiro de nossos bolsos.

Além dos norte-americanos que invadem a cidade no final de semana, Las Vegas atrai milhares de turistas estrangeiros e homens de negócios que participam de dezenas de seminários e convenções organizados anualmente nos centros de congressos da cidade.

Durante toda a sua estada, o visitante pode aproveitar uma grande variedade de opções de cassinos para tentar a sorte: caça-níqueis, pôquer, roletas, black-jack, dados, bingo e muito mais. Tudo estimula o jogo. Nos corredores dos hotéis, nos restaurantes, na porta do banheiro, enfim, em todo canto tem uma máquina ou mesa.

Mas, acredite, o jogo não é a única opção na cidade. Graças a ele, Las Vegas se transformou na capital mundial do entretenimento. Os maiores shows musicais, mágicos e humoristas dos Estados Unidos apresentam-se diariamente por lá. Hotéis luxuosos com preços populares, restaurantes com culinária do mundo inteiro, montanhas-russas, cinemas 3D e outras atrações fazem a cidade parecer um lugar ideal para turismo familiar. Não é.

Las Vegas foi feita para adultos. Para onde você olhar irá encontrar uma opção rápida de shows sensuais, com opções para todo tipo de público. Praticamente todos os hotéis apresentam shows familiares e sensuais (leia-se com mulheres de "top less"). É a combinação perfeita para estimular a diversão e o consumo. Controlar o prazer, e gastos, é muito difícil nessa cidade.

Lugares que você deve conhecer:

The Strip



Grand Canyon



Fremont Street

Veneza, a cidade do amor

Poucas cidades são tão amadas, pouquíssimas tem tanta personalidade e menos ainda são capazes de inspirar sonhos em pessoas de lugares tantos lugares. A cidade símbolo do romantismo continua a mesma desde a idade média. Veneza tem o poder de atrair pessoas de todos os cantos do mundo, pessoas que durante anos sonham um dia poder conhecê-la, e que, não raro ao chegar, mal conseguem conter a emoção. Canais cortados por pontes em arco, gôndolas deslizando em silêncio pelas águas, palácios medievais formam um conjunto sem igual, e transformaram este lugar num sonho, aquele que todo mundo tem: O desejo de visitar Veneza ao menos uma vez na vida.

O probleminha de Veneza é que como todo mundo tem o mesmo sonho, em temporadas turísticas, a cidade pode estar um pouco, como dizer... movimentada em excesso. Por isso, se sua visita for durante a alta temporada turística esteja pronto para dividir as ruas e canais de Veneza com milhares de outras pessoas. Esta é uma cidade pequena, na verdade uma ilha de uma lagoa - Lagoa de Veneza - a qual está separada do mar Adriático por um istmo. É um lugar para esquecermos de carros e ônibus - eles não circulam em Veneza - e percorrermos tudo a pé, ou então no tradicional ônibus fluvial, o Vaporetto.


Pontos Turísticos:
- Piazza de San Marco (Melhores restaurantes de Veneza)
- Canais de Veneza – Repleto de Palacetes do Século XVII e XVIII
- Palácio Ca’Rezzonico
- Basilica de San Marco
- Torre de Campanille
- Palazzo Ducale
- Ponte Rialto (1588) – Feiras de Artesanato e Máscaras Venezianas
- Torre D’orologio
- Igreja de Santa Maria Gloriosa dei Frari
- Galleria dell Accademia Veneza
- Collezione Peggy Guggenheim
- Escola Grande de San Rocco
- Murano ( 15 minutos de Veneza)






Curiosidade:


A cidade de Veneza é na verdade um arquipélago formado por 118 ilhas entrecortadas por 170 canais.

Buenos Aires, a capital do tango

A cidade de Buenos Aires é a capital federal da República Argentina. Juntamente com sua área metropolitana (Grande Buenos Aires) forma a segunda maior aglomeração urbana da América do Sul, classificada entre os maiores centros urbanos do mundo.

Buenos Aires encontra-se no hemisfério sul da América. A cidade, designada popularmente pelos locais como Capital Federal e cuja denominação oficial é desde 1996 Ciudad Autónoma de Buenos Aires (ou Ciudad de Buenos Aires), se estende sobre um terreno plano na margem à oeste do Rio da Prata de 19,4 quilômetros de norte a sul e 17,9 km de leste a oeste.

A cidade é também o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas, sendo alguns deles os mais representativos do país. Também se destaca a atividade acadêmica, já que algumas das universidades mais importantes da Argentina têm sua sede em Buenos Aires. Deve destacar-se que a cidade foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design em 2005.

Atraçoes principais:

Recoleta: Um elegante e sofisticado bairro de ruas arborizadas, onde as principais atrações são seus cafés e restaurantes, antiquários, um complexo cultural e o Cemitério da Recoleta.

Basílica Nuestra Señora del Pilar
: (Junín 1892) É uma das igrejas mais singelas da capital, com linhas barrocas e fachada pintada de branco. Foi construída em 1732 pelos jesuítas e se destinava às orações e práticas espirituais dos padres franciscanos recolhidos (recoletos).

Cemitério da Recoleta: (Quintana e Junín) É um dos mais bonitos e mais visitados do mundo. Suas tumbas guardam os restos de famílias tradicionais argentinas, além de grandes personagens históricos. Evita, apesar de protestos por suas origens humildes, conseguiu ser enterrada aqui e hoje repousa na cripta da família Duarte.

Plaza de Mayo e Avenida de Mayo: É interessante observar a variedade de cúpulas e fachadas de todos os estilos desta avenida que parte da Plaza de Mayo e desemboca no imponente edifício do Congresso Nacional.

Casa Rosada: (Balcarce 50) É a sede da Presidência da República, em cuja sacada foram feitos os mais importantes pronunciamentos da história argentina. O interior do edifício conta com vários pontos de interesse mas só o museu está disponível para visitas públicas.

Catedral Metropolitana: (Av. Rivadavia e San Martín) O padrão arquitetônico adotado é o de uma igreja sem torres e com 12 colunas representando os apóstolos. Do lado direito da Catedral se encontra o Mausoléu com os restos do herói libertador argentino, o Gral. San Martín.

Cabildo: (Hipólito Yrigoyen e Av. de Mayo) Apesar das sucessivas reformas, esse edifício ainda respira história pois foi o epicentro da Revolução de Maio de 1810, data da independência argentina. Tem um museu aberto a visitação.

Manzana de las Luces: (Bolívar, A. Alsina, Peru e Moreno) É um conjunto de edifícios relacionados com a história e cultura portenhas, onde se escondem a igreja mais antiga da cidade e túneis da época colonial.

Café Tortoni: (Avenida de Mayo 825) Mais que um café, o Tortoni é um dos símbolos de Buenos Aires e do tango e por isso merece uma visita.

Centro: A Avenida 9 de Julio, a Avenida Corrientes e o Obelisco, no cruzamento de ambas, representam o cartão-postal clássico do centro portenho. Passando por aí de segunda a sexta é possível conhecer o perfil de um habitante da cidade, com toda a correria de um dia de trabalho. Caminhar pela avenida Corrientes é quase uma obrigação. Entre teatros e cafés, encontram-se várias livrarias que dispõem de um sem número de publicações.

Teatro Colón: (Cerrito e Tucumán) É um grande orgulho para Buenos Aires possuir um dos melhores teatros líricos do mundo. Mesmo que você não possa assistir a um espetáculo não deixe de realizar uma visita guiada e conhecê-lo por dentro.

La Boca: Um bairro da periferia de Buenos Aires que é parte do circuito turístico devido a seu clima pitoresco e suas inconfundíveis casas pintadas em cores vivas.

Caminito: É uma passagem de uma só quadra localizada no coração do bairro de La Boca, povoada por artistas de rua e por tangueiros de coração.

Puerto Madero: O mais novo bairro da cidade é realmente uma atração a parte. Uma ótima seleção de restaurantes em um ambiente bastante agradável, com vista aos diques do Rio de la Plata.

Moeda: Peso (câmbio fixo de 1 Peso = 1 Dólar norte-americano)





Os encantos de Dublin, na Irlanda

A Irlanda é o último reduto do mundo celta na Europa. É uma ilha vulcânica de paisagens fantásticas, cuja chuva constante ajuda a tornar a grama mais verde, as ovelhas gordas e os rios cristalinos. O povo é alegre, cervejeiro, festivo: bastante diferente dos ingleses, bem mais do que a curta distância poderia supor. No entanto, a Irlanda tem sido lembrada nos últimos tempos por motivos menos simpáticos, decorrentes de atentados e conflitos pela existência de duas Irlandas: a República da Irlanda, ao sul, católica, independente desde 1949, também chamada de Éire; e a Irlanda do Norte, protestante, pertencente ao Reino Unido, conhecida como Ulster. O acordo de paz assinado em 1998 e a criação de um Parlamento na Irlanda do Norte no final de 1999 deram sinais de otimismo para um final pacífico; a trégua continua, ainda que com eventuais percalços.
Mas nada disso deve preocupar ou afastar o viajante dessa terra mágica, que evoca mistérios de uma cultura que parece ter sido feita sob medida para vender livros do Paulo Coelho, cheia de maneirismos, trevos de quatro folhas, broches de ouro e contos de nobreza e heroísmo.


Informações turísticas


Há um centro no aeroporto para reservar hotel aos recém-chegados, fornecendo também inúmeros folhetos, mas cobrando por alguns mapas (que você pode conseguir gratuitamente em certos albergues). Funciona diariamente, das 8h às 22h. Mais central é o que está na 14 O'Connell Street, a 150 m da ponte. Abre de seg. a sáb., das 9h às 17h. Dentro do que era a Igreja de St. Andrews, na praça de mesmo nome, fica outro, um megacentro de informações, desses com senha e sofás de espera, vendendo mapas, tickets e tudo o mais, repleto de panfletos do país.

Os centros de informações oferecem acesso aos vários monumentos e paisagens naturais do país. Vendem guias de todos os tipos, mas sempre dispõem de mapas regionais e indicam locais de passeio. Fazem reservas de hotéis e albergues (mas normalmente pago) e, claro, não dispensam o comércio de suvenires. O Heritage Card custa € 21/8 (estudante), cartão que dá entrada ou descontos em mais de 70 atrações pela Irlanda, desde cavernas e castelos até parques e museus. Se você planeja visitar bastante, vale a pena, porque pagos separadamente se gastaria cerca de seis vezes mais. O cartão vale por um ano e é vendido em qualquer centro de informações.

Moeda - Euro

Câmbio - Existem inúmeras casas de câmbio. Ainda assim, vendedores de suvenires, guias de turismo e centros de informação costumam aceitar cartões de crédito, travel-cheques e até dólares americanos. Alguns comerciantes aceitam o dinheiro inglês, naturalmente a uma taxa pouco favorável.

Gorjetas - Não costuma vir na conta de hotéis e restaurantes, mas a garçonete do pub não irá reclamar por umas moedas a mais.

Telefone - Cartões de telefone encontram-se em unidades de 10, 20 e 100, correspondendo cada unidade a um minuto de ligação local. Confira se ainda há disponível um cartão privado chamado Spirit que se gaba de ter as melhores taxas. Todos os cartões são encontrados em qualquer banca de jornal ou mercadinho. As chamadas locais com moedas custam € 0,25/3min, valor mínimo a ser depositado no telefone (mas o dobro se estiver ligando para um celular).

Correio - Abrem geralmente de seg. a sex., das 9h às 17h30, e sáb., das 9h ás 13h.

Internet - Um dos melhores cibercafés em localização é o Global Café, que fica num subsolo na 8 O'Connell.

Orientação - Dublin é cortada ao meio pelo rio Liffey. A leste estão o mar e o porto. Ao norte do rio está a área mais feia da cidade; já ao sul, os bairros mais atraentes e charmosos. Uma das pontes centrais, a O'Connell Bridge, atravessa a O'Connell Street, que é a rua básica para o eixo norte/sul. Aliás, as explicações de como chegar nos lugares baseiam-se todas nesta ponte como referência.

Horários - O comércio funciona de seg. a sáb., das 9h às 18h, em geral, além de algumas lojas de conveniência 24h. Os bancos abrem de seg. a sex., das 10h às 16h/17h nas quintas.

Feriados - Ano-Novo, 17 de março (Saint-Patrick's Day), Páscoa, 1° de Maio, Natal. Além disso, feriados mensais: primeira segunda de junho, primeira segunda de agosto e última segunda de outubro.

Custos - A Irlanda é surpreendentemente um país caro de modo geral, sobretudo por estar intermediado geograficamente pela Inglaterra (ainda que mais barato que esta). Não espere gastar por dia menos de € 35/40.

Pontos Turísticos que você deve conhecer

Fábrica da Guinness

Por vários andares, pode-se acompanhar a história e o processo de fabricação do Black Stuff - o passeio custa 10 euros, com direito a 1 pint no pub, que é todo espelhado e no topo de uma chaminé, e oferece uma bela vista da cidade.


Phoenix Park

Maior parque urbano do mundo e reduto dos boleiros nos finais de semana.


St. Patrick's Cathedral

Do legendário padroeiro do país, graças a ele em 17 de março há uma das maiores festas do ano em qualquer país de língua inglesa.

Paris - a mais bela capital européia

Capital e maior cidade da França, Paris é uma das mais belas cidades do mundo. Um lugar atraente, agitado, romântico, paradisíaco.

Aqui no PÉ NA ESTRADA, colocaremos informações úteis a você que pretende viajar pela Europa e fazer uma parada obrigatória em Paris.

Lugares que você não pode deixar de conhecer:

Torre Eiffel

O marco mais famoso de Paris foi construído por Gustave Eiffel para a Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa. Com 318 metros 10.100 toneladas, este é o monumento mais lembrado no mundo e o mais visitado da Europa! Se você não subiu na Torre Eiffel, você não foi à Paris.. Boutiques e restaurantes fazem o programa inesquecível! Se você estiver cheio da energia, suba pelas escadas até a 3ª plataforma. O mais sensato é pegar o elevador, e tirar mil fotos... A vista parece cartão postal, liinda! E muito, muito romântica!! O passeio é obrigatório! Prepare-se para grandes filas, principalmente nos fins-de-semana, e nossa dica é ir na 2ª ou 3ª feira às 9hs da manhã. Preços: € 3,50 a € 9,90 adultos e € 5,30 crianças até 12 anos.


Champs Elysées


A avenida mais famosa do mundo, foi criada em 1667 pelo paisagista André Le Nôtre, onde se encontra o famoso Arco do Triunfo. Toda arborizada,com vários cafés, restaurantes e lojas hoje em dia um passeio bem de turista, mas obrigatório. Se estiver em Paris dia 14 de Julho aproveite a festa da Queda da Bastilha, com desfiles e fogos na avenida mais bonita do mundo!


Arco do Triunfo

Inspirado no Arco de Titus, esse monumento no coração de Paris foi planejado por Napoleão para celebrar suas vitórias militares. O Arco foi concluído em 1836 e é um dos grandes marcos de Paris, afinal ali está a famosérrima Champs Elysées! Existe um museu no seu interior e em homenagem ao Soldado Desconhecido, onde uma chama é acesa diariamente as 6:30 da noite. Iluminado fica um show! Acorde, sim, você está em Paris! De lá partem 12 avenidas, uma verdadeira loucura para os motoristas . Visitas das 9:30 às 23:00hs.


Notre Dame

Esta catedral maravilhosa à beira do Sena é um dos marcos de Paris! Gótica, começou a ser construída em 1163, na Idade Média! Foram 170 anos de trabalho de milhares de arquitetos e artesãos medievais. Foi erguida sobre um templo romano e concluiída em 1330. Repare nos mais belos vitrais (do século XIII) ao fundo!! Vários reis e rainhas foram ali coroados e também foi palco de violência, quando foi saqueada por revolucionários, que transformaram em depósito de vinho. Sendo recuperada e restaurada na época de Napoleão. É a famosa catedral do "Corcunda de Notre Dame", linda! Missa aos dominfos às10 hs. da manhã e às 17:30 você pode ouvir tocar o precioso órgão de 7.800 tubos...uau! Vale a pena subir seus 422 degraus e avistar lá do alto as famosas gárgulas de pertinho e a mais linda das cidades!


Ópera Garnier

Finalizada em 1875 a Ópera Garnier é um show! Um passeio obrigatório, para quem aprecia maravilhosos ballets, concertos de esplêndidas orquestras ou óperas inesquecíveis!! As visitas durante o dia para conhecer o teatro também valem a pena, porque é o máximo! Não perca a pintura do teto maravilhosa, feita por Chagall!


Conciergerie

É um prédio bonito e bem conservado, do século XI, que virou prisão, tendo durante a Revolução Francesa mais de 2.600 presos, inclusive Maria Antonieta! De lá também saíram Danton e Robespierre para a guilhotina...Visite a esplêndida Salle des Gens dÁrmes, em estilo gótico, onde viviam os guardas e faça um tour para ver a cela da rainha. Aberto das 10 às 17 hs. Tarifas 6,10 e 4,10.


Dicas para passeios:

VELIB - Aluguel de Bicicletas

Que delícia pedalar por Paris, curtir seus jardins, sair num dia de sol, o ventinho da bicicleta, muito bom.! A nova mania de Paris, começou dia 15/Julho/2007 com 10.000 bicicletas, projeto da da Prefeitura, espalhadas em pontos pela cidade. Para alugar uma bicicleta fazemos um cartão na máquina, (1 por pessoa) pagando com cartão de crédito. Aí é só pegar sua Velib e sair por aí e devolve-la não importa em qual estação. Os primeiros 30 minutos são grátis. Não é permitido andar nas calçadas e sim nas ciclovias e ruas. Cuidado com os motoristas franceses...

Passeios de barco

Passear pelo Sena de barco é das coisas mais românticas e gostosas num belo dia de sol! A vista é variada, passando por vários monumentos, que vistos por outros ângulos dão belas fotos! Saindo do Pont- Neuf o destino é a Torre Eiffel, que depois retorna, voltando para Ile-de Saint Louis, passando pela Notre Dame, que depois retorna à Pont Neuf. O passeio dura 1 hora.

Vida Noturna

A noite brilha em Paris! Espetáculos, ballets, discotecas, a cidade iluminada já é um show! Para saber as dicas sobre o que está em cartaz, shows, atrações culturais gratuitas, etc, passe numa banca e compre o Pariscope. Saia para caminhar em Paris à noite e respire o melhor ar do mundo! O Pé na Estrada te deseja boa viagem por essa cidade fantástica!